Proposta: o contrato começa antes da assinatura

Proposta: o contrato começa antes da assinatura

Hoje vamos desvendar um elemento do seu contrato que você talvez nunca tenha notado: a proposta. Vamos falar da oferta, aquele momento mágico (ou perigoso) onde tudo começa.

Você sabia que uma oferta vincula quem a fez?

Se você vê uma promoção ou recebe um orçamento, quem fez a proposta é obrigado a cumprir o que prometeu (dentro do prazo de validade, claro).

Agora, imagine o seguinte: você recebe um orçamento de um prestador de serviços. No dia seguinte, ele percebe que você está realmente interessado e decide aumentar o valor. Ops, problema! Se a proposta ainda estiver válida, você pode exigir que ele cumpra o preço original.

Mas, e se eu perder o link da promoção?

Bom, nem tudo está perdido – mas depende da situação.

Se o item ou serviço ainda estiver disponível e o prazo não expirou, a propaganda vincula.

Agora, se – por exemplo – a passagem aérea esgotou ou o produto saiu do estoque, infelizmente não há obrigação de honrar a oferta.

Atenção, empresas: cuidado com o “clickbait”!

Para você que gosta de usar promoções chamativas para atrair cliques, fica o alerta: propaganda enganosa pode custar caro. Oferecer algo que não pode ser entregue vai te obrigar a prestar o serviço no valor que foi informado.

E tem mais: discriminação não entra na conta!

Na hora de fechar a compra, o preço não pode variar por causa de quem você é. Nada de cobrar mais caro porque a pessoa é negra, gosta de samba, é de direita ou qualquer outra característica pessoal.

Exceções existem:

Por exemplo, um acampamento exclusivo para mulheres, por exemplo, pode restringir a participação a elas sem ser considerado discriminação.

E se o estoque de uma promoção acabar, a loja não é obrigada a repor o item pelo valor promocional.

Então, lembre-se: a proposta é o começo de tudo no seu contrato. Ela vale, ela vincula, e ela pode proteger seus direitos – desde que você fique atento!

Conclusão

Se você ficou até aqui e precisa de ajuda para se proteger no mundo dos contratos, entre em contato conosco por meio deste formulário, por e-mail (contato@lastromarcas.com) ou pelo WhatsApp.

Nosso trabalho possui o foco em garantir que seu negócio possa crescer e se desenvolver de forma segura, para que você atinja todo o seu potencial!

Proteja sua criação!