Independente se você apresentou seu pedido de marca sozinho ou com auxilio de um profissional, você sempre corre o risco da sua marca ser negada. Se isso aconteceu com você, vamos entender quais são as opções para tentar salvar sua marca.
Entenda porque sua marca foi negada
Quando a empresa que você contratou te indicar que sua marca foi negada, questione o porquê. Se você não sabia que existia risco no seu pedido de marca, esse é um momento que você pode cogitar trocar de representante, porque existem grandes chances da pessoa que você contratou não ter sido transparente com você.
Após entender o motivo da negativa da sua marca, procure uma segunda opinião sobre. Nesse momento você vai descobrir de alguém totalmente imparcial o motivo da sua marca ter sido negada e poderá escolher as próximas medidas com mais clareza.
Veja se é possível apresentar recurso
Caso a empresa contratada te ofereça a possibilidade de recurso, a primeira coisa que precisa se perguntar é: a pessoa que está te atendendo é um consultor ou um advogado?
Para apresentar esse recurso você precisa de alguém que entenda da legislação pertinente e que possa fazer uma defesa adequada ao seu caso.
Dependendo do motivo da sua negativa, não vale a pena apresentar recursos, mas para saber disso, é necessária uma análise de cada caso. Cuidado: talvez o prestador de serviço que você contratou te ofereça o recurso visando apenas o lucro, mesmo com baixíssimas chances de mudança de entendimento do INPI.
Importante ser ágil nesse momento, porque existe um prazo para apresentar esse recurso, e caso seja essa sua escolha, o profissional precisará de tempo para montar uma boa defesa.
Caso seu representante não mencione a possibilidade de apresentar recurso, recomendo que questione sobre. É muito comum em casos em que se tem garantia o prestador de serviço indicar que a melhor forma é abandonar o nome e seguir com um novo pedido. Entenda os detalhes do seu caso e verifique de forma objetiva se vale a pena tentar.
Confira se seu contrato possui garantia
Caso não opte pelo recurso e seu contrato possua garantia, veja o tempo que você possui para escolher um novo nome e solicitar o novo pedido de marca. Sei que é uma etapa difícil, abrir mão de um nome que já idealizou, mas faz parte do processo.
Caso você ultrapasse o prazo que estabeleceram no contrato, não poderá mais se beneficiar da garantia, e terá que efetuar o pagamento novamente. Por isso, não perca esse prazo!
Não continue usando a marca negada
Se a sua marca foi negada por existir outra semelhante no mercado, se organize o mais rápido possível para cessar o uso dessa marca. Isso porque se essa pessoa verificar que você está usando a marca indevidamente, ela poderá comprovar judicialmente que você estava agindo de má-fé, por usar uma marca de outra pessoa. Esse fator pode aumentar a indenização a ser paga.
Importante saber que, apesar de você não ter acesso a essa informação pela busca no INPI, nós que trabalhamos com os melhores softwares disponíveis no Brasil, conseguimos esses detalhes em poucos cliques.
Por isso, não corra esse risco!
Conclusão
Se você ficou até aqui e precisa de ajuda para registrar a sua marca, entre em contato conosco por meio deste formulário, por e-mail (contato@lastromarcas.com) ou pelo WhatsApp.
Nosso trabalho possui o foco em garantir que você possa crescer e se desenvolver de forma segura, para que sua marca atinja todo o seu potencial!
Proteja sua criação!