Mentorias e cursos estão instigando muitas pessoas a investirem em sua marca pessoal – seu próprio nome – para vender produtos e serviços. Se você é uma dessas pessoas, existem alguns cuidados básicos que você precisa saber que os cursos de internet não te ensinam.
Sua marca pessoal é uma empresa
Você aprendeu que pessoas se conectam com pessoas. Mas vender produtos pelo seu nome pessoal não quer dizer que você deve fazer isso através do seu CPF.
A primeira lição para que você seja bem sucedido é abrir um CNPJ para separar o patrimônio da sua empresa do seu patrimônio pessoal. Isso é um método preventivo que garante que, caso seu negócio não dê certo, sua responsabilidade perante terceiros irá se limitar ao patrimônio da sua empresa e não afetará seu patrimônio pessoal.
Além disso, toda a tributação no nome da pessoa jurídica é muito mais barata do que na pessoa física.
Caso você não recolha corretamente os impostos pela prestação de serviço e o fisco te multe realizando atividades com fins lucrativos através do seu CPF, essa multa será muito maior do que se atribuída a pessoa jurídica.
Esse assunto vale a pena ser mais estudado. Existem estratégias que precisam ser colocadas em prática para garantir sua blindagem patrimonial de forma mais eficaz – se quiserem saber mais sobre isso deixem nos comentários.
Sua marca pessoal não é automaticamente sua
Se você usa seu nome para se destacar no mercado, gostaria de te lembrar que existem mais de 212 milhões de pessoas no Brasil, e provavelmente tem pessoas com o nome igual ao seu.
É importante mencionar que você ser conhecido pelo seu nome socialmente é diferente de usá-lo para representar um serviço ou produto, porque nesse último caso, resta caracterizada uma atividade comercial.
Nesse caso, você precisa entender que você deve realizar o registro da sua marca no INPI. Esse registro faz com que nenhum concorrente possa usar um nome parecido ou idêntico ao seu. Ah, e quem registra primeiro é quem poderá usar essa marca.
Alguns casos de sucesso de marcas pessoais para te inspirarem
No mercado existem muitas marcas pessoais que hoje são ícones em todas as áreas. Essa é a história da "Gillette®", que é o sobrenome do criador da marca, King Camp Gillette.
A história se repete com a "Colgate®", de William Colgate; o que falar sobre a "Disney®", quando seu criador foi Walt Disney? O seu sobrenome pode ser muito forte e deixar um legado geracional no mundo.
Mas você pode ter questionado o fato de usar seu primeiro nome ou nome completo. Nesse caso, você já se perguntou por que existe apenas um Roberto Carlos? O mesmo se aplica a Ivete Sangalo, Neymar, Silvio Santos, Anitta... O que todos esses nomes têm em comum é que eles foram registrados como marcas e por isso puderam se destacar da concorrência.
O que acontece se não registrar minha marca?
Caso você não registre sua marca, pode perder o direito de explorar seu nome comercialmente. Neste caso, todo seu trabalho para desenvolver uma conexão entre seus clientes e você é jogado fora, porque você terá que se identificar por um outro nome que não viole o direito de outra pessoa.
Ah, usar uma marca de outra pessoa não é algo que você deve cogitar! Isso pode te dar uma dor de cabeça gigante – responder por danos morais e materiais, além de ações criminais por concorrência desleal.
Faça bons contratos
Você pode ser tentado a fazer contratos com prestadores de serviço, clientes e parceiros por meio de modelos que achou no google, mas queremos te alertar para o grande risco que vem de uma ação como essa.
Os seus contratos precisam te proteger de forma completa, porque uma marca pessoal possui como maior diferencial a autenticidade. O know-how que envolve seu trabalho e a exclusividade daquilo que você faz precisa ser preservado e fazemos isso por meio de contratos.
Conclusão
Se você ficou até aqui e precisa de ajuda nesses passos entre em contato conosco por meio deste formulário, por e-mail (contato@lastromarcas.com) ou pelo WhatsApp.
Nosso trabalho possui o foco em garantir que você possa crescer e se desenvolver de forma segura, para que sua marca pessoal atinja todo o potencial possível!
Proteja sua criação!