O que é o registro de marca?

O que é o registro de marca?

O registro de marca é um processo feito por órgãos oficiais de cada país, que tem o poder de transformar símbolos e nomes em uma propriedade. No Brasil, esse processo é realizado no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

A maior vantagem comercial do registro é que você se torna a única pessoa que pode usar a sua marca na sua área de atuação.

É por isso que você só conhece uma Apple na área de tecnologia; uma Coco Chanel na área da moda; apenas um cantor Roberto Carlos etc.

Mas também é por isso que você conhece duas marcas VEJA, a que vende revistas e a de produtos de limpeza. A coexistência das marcas não retira sua força, sendo ambas muito bem conceituadas e conhecidas, e nunca serão confundidas pelos clientes pois suas áreas de atuação são muito diferentes.

Essa é a maior vantagem do registro de marca: preservar sua história e crescer uma marca forte. Mas, o registro também evita muitos problemas, que vamos te apresentar.

Ser obrigado a trocar o nome da sua empresa

A legislação brasileira (e internacional) que aborda esse tema instituiu que é dono da marca quem a registra primeiro. Isso significa que, se uma concorrente sua registrar o nome da marca que você deseja, antes de você, ela será a dona da marca e você terá que escolher outro nome.

Temos um caso específico aqui no escritório que um cliente gostaria de registrar uma marca que foi solicitada por uma empresa chinesa – ou seja, além da concorrência nacional, muitas empresas estrangeiras registram suas marcas aqui no Brasil, o que tem tornado as marcas muito disputadas.

Sabendo disso, talvez você esteja usando uma marca de outra pessoa. Vou te contar qual a consequência disso.

O detentor real da marca, ao descobrir a sua existência, irá te notificará para cessar o uso dentro de um prazo temporal e provavelmente solicitará que as redes sociais derrubem seu perfil por violação de direito de marca.

Se você possui estoque de produtos, terá que trocar as embalagens, fachada de lojas, domínio de site, toda papelaria e identidade visual que remeta ao nome da marca que não é sua. Provavelmente também sofrerá uma ação cível e criminal por concorrência desleal.

O custo para lidar com tudo isso é muito alto, enquanto que o registro é uma medida preventiva prática e barata.

Criação de identidade visual da sua marca

De nada adianta você gastar com a identidade visual de uma marca que não pode ser registrada. Quando criamos uma identidade visual irregistrável, encaramos a realidade do amadorismo: gastar mais do que o necessário por um serviço.

Nossa recomendação é, sempre verifique se o nome que você está pensando está disponível para ser registrado.

Conclusão

Se você ficou até aqui e precisa de ajuda para registrar a sua marca, entre em contato conosco por meio deste formulário, por e-mail (contato@lastromarcas.com) ou pelo WhatsApp.

Nosso trabalho possui o foco em garantir que você possa crescer e se desenvolver de forma segura, para que sua marca atinja todo o seu potencial!

Proteja sua criação!