Como um criador de conteúdo se protege?

Como um criador de conteúdo se protege?

Se você é criador de conteúdo, vamos te dar as instruções básicas para que feche as brechas legais quando o assunto é criação de conteúdo online.

Regras básicas

A primeira coisa que você precisa ter em mente é que deve tomar muito cuidado com cópias e com uso de imagens, vídeos e músicas sem autorização. Isso porque todos os itens que mencionei são cobertos pelo que chamamos de direitos autorais.

Esse tipo de violação pode gerar indenizações consideráveis pra você, além de perder o conteúdo que provavelmente tomou tempo e esforço.

Quando falamos em publis, também precisamos nos atentar que um erro de violação de direitos autorais pode gerar prejuízo pra você e para seu cliente. Em situações como essa, além das indenizações a sua reputação também pode ficar marcada.

Contratos

Importante indicar que contratos são elementos indispensáveis para quem cria conteúdo, caso você faça uso da sua influência para fins comerciais.

Na venda de cursos, é imprescindível que seu contrato traga todos os pontos de relação entre vocês e seus clientes. Precisa constar qual seu serviço, se vai ou não atender individualmente, se houver alteração nos convidados do curso, precisa estar preparado...

A estrutura é diferente, mas o cuidado é o mesmo quando estamos falando de contratos com empresas para publicidade. Um bom contrato vai evitar que você refaça a mesma propagada inúmeras vezes, além de instituir qual a liberdade criativa que você terá. Outro ponto é: o contrato estabelece o limite da sua responsabilidade, podendo evitar que você arque com indenizações em futuras ações.

Outra perspectiva importante é: cuidado com o uso da imagem de terceiros – parceiros, colaboradores. Sempre tenha o consentimento de cada um deles. E se você não for o próprio filmmaker e fotografo, precisa de uma atenção redobrada. Existe direitos autorais sobre imagens e gravações, de forma que você nem sequer poderá fazer um recorte ou compartilhar sem autorização. Isso não é um problema durante o contrato de trabalho, mas uma vez que vocês não trabalham mais em conjunto, isso pode gerar repercussões jurídicas muito sérias.

Se você não se valoriza, ninguém o fará

Outro ponto extremamente relevante é a sua marca pessoal. Se você não realiza o registro da sua marca, pode violar o direito de outra pessoa e gerar prejuízo para seus parceiros comerciais.

Imagine seu cliente sofrendo uma ação judicial por fazer uma parceria comercial com você, porque utilizou o seu nome que é uma marca de outra pessoa! Você seria visto com uma falta de profissionalismo gigante afetando sua própria imagem.

Conclusão

Se você ficou até aqui e precisa de ajuda para te auxiliar em todos esses trâmites, entre em contato conosco  por e-mail (contato@lastromarcas.com) ou pelo WhatsApp.

Nosso trabalho possui o foco em garantir que você possa crescer e se desenvolver de forma segura, para que sua marca atinja todo o seu potencial!

Proteja sua criação!